É uma especialidade da odontologia, que tem o objetivo de proporcionar o equilíbrio e harmonia facial através de procedimentos que corrige as assimetrias, melhora as proporções do rosto e entrega um aspecto de rejuvenescimento. A harmonização orofacial nos permite fazermos diversos procedimentos estéticos, sendo eles minimamente invasivos, que quando combinados, proporcionam um rosto mais simétrico, harmonioso, saudável e rejuvenescido. Melhorando não só a saúde e o bem-estar do paciente, mas também entregando a ele a melhora de sua autoestima!
Não existe um que seja melhor, pois os dois são utilizados para amenizar as marcas de expressões de envelhecimento, em ambos também utilizadas agulhas ou cânulas para a aplicação, os dois procedimentos possuem um efeito temporário e que demandam de uma manutenção dos seus resultados.
Eles possuem objetivos diferentes, uma vez que a toxina botulínica é indicada para amenizar e prevenir rugas dinâmicas na face, que acontecem por conta das expressões faciais. Já o ácido hialurônico é indicado para o tratamento de sulcos e perda de volume da face. Por conta disso, é preciso que o especialista avalie e decida qual procedimento é o mais indicado para aquele paciente.
Essa é uma dúvida muito comum dos pacientes interessados em harmonização orofacial, a resposta é: depende! Dor e inchaço, irão depender da sensibilidade de cada paciente, mas existem métodos que são utilizados para minimizar e até mesmo eliminar completamente a dor do paciente.
Em alguns casos é recomendável evitar o sol por alguns dias, para outros é recomendado não praticar atividades físicas no mesmo dia do procedimento. Fora isso, é possível seguir com as atividades do dia a dia normalmente. Mas, é importantíssimo que seja avaliado caso a caso, e que o paciente siga rigorosamente as instruções do especialista.
Não é definitiva, o ácido hialurônico por exemplo, substância que é usada em diversos procedimentos estéticos, tem duração de seis meses a um ano e meio, depende também da região que foi aplicada e da qualidade do produto. Com o passar do tempo, ele vai sendo absorvido pelo corpo naturalmente. Mas, é possível que o paciente volte ao consultório para realizar uma manutenção.
Não é imediato, o procedimento de preenchimento, tem resultado imediato, já no caso da toxina botulínica, o resultado vem após o terceiro dia geralmente, levando até 15 dias para atingir o seu efeito máximo.
Há algumas contraindicações, por exemplo: gestantes, pessoas menores de 15 anos, lactantes, dentes com manchas brancas, sangramento na gengiva e pacientes com restaurações grandes. Mas, o ideal é que sempre um dentista faça uma avaliação e veja a possibilidade de realizar o procedimento de clareamento.
Ambos tratamentos precisam de cuidados e precisam ser orientados por um dentista. O clareamento de consultório, tem um resultado alcançado em curto prazo, precisando de 2 sessões em média, que levam cerca de 20 a 40 minutos, usando um gel com concentração maior de ativo clareador.
O clareamento caseiro, leva um tempo maior para ser feito, é realizado com uma moldeira de silicone (moldado no consultório) preenchida com gel clareador (o dentista fornece) que deve ser aplicado em casa diariamente, por algumas horas, o tempo varia de paciente para paciente e será estabelecido pelo dentista. O período total de clareamento caseiro, é em média de 1 semana.
Lembrando que aqui na Clínica Calegari, você realizada os dois procedimentos de clareamento em um tratamento só, tendo assim um resultado muito melhor!
Nem sempre, há exceções, depende de paciente para paciente. Nos casos que o paciente sente sensibilidade, há técnicas que o profissional pode passar para evitar ou diminuir. A maior preocupação do paciente deve ser realizar o clareamento dental com um profissional confiável. Vale lembrar também que é extremamente importante seguir todas as recomendações dadas pelo dentista, e caso sinta sensibilidade, comunicá-lo.
O primeiro passo seria uma avaliação do dentista, para ver a possibilidade de realizar o clareamento, em pacientes que estão com placas bacterianas e tártaro, é necessário uma limpeza odontológica, para pacientes que estão com cárie, é preciso restaurar esse dente antes, em casos de gengivite ou periodontite, o paciente precisará tratar esses problemas antes.