• (11) 96637-8725
  • adm@clinicacalegari.com.br

ENDODONTIA
Drª Monique Carvalho - CROSP: 109713
Especialista e Mestre em Endodontia

Drª Sarany Vargas - CROSP: 34082

Procedimentos que realizamos

– Tratamento em sessão única com uso de instrumentos mecanizados e motor rotatório
– Retratamento de canal
– Cirurgia Parendodôntica

Um procedimento odontológico, no qual ocorre a retirada da polpa do dente. Na maioria dos casos, esse procedimento é necessário quando existe uma cárie em processo avançado, que já causou danos à polpa do dente.

Não, é um tratamento indolor. O que dói na realidade, é não realizar o tratamento de canal, uma vez que a dor é causada pela infecção da polpa do dente, e com o passar do tempo, essa dor pode ir aumentando. Quanto ao procedimento, após a anestesia o paciente não precisa se preocupar, pois o tratamento é indolor.

Depende do estado de infecção do dente. Na maioria dos casos realizamos em uma única sessão aqui na Clínica Calegari. Em casos de infecções maiores, pode ser necessário duas ou mais sessões. Porém, tudo dependerá de uma avaliação com a especialista.

Diversas coisas podem acontecer, como a reabsorção óssea, cistos, formação de granulomas, além de poder afetar outros dentes. Também há a possibilidade de consequências mais graves, como uma bacteremia, que é a presença de bactérias na corrente sanguínea.

Sim, após o tratamento de canal, é preciso que o dente seja restaurado de forma definitiva imediatamente, evitando novas contaminações no seu interior. Para a essa restauração, as opções são de: resina composta, restaurações metálicas fundidas e até mesmo recobrimento total do dente com uma prótese dentária.

Não, mesmo que a inflamação da polpa gere dor normalmente, existe a possibilidade desse sintoma não aparecer em alguns casos. Há casos onde mesmo sem dor, o dente apresenta estrutura debilitada ou degeneração avançada, precisando do procedimento.

Nem sempre. Devido à decomposição da polpa coronária ou por causa de uma hemorragia após sua remoção, em alguns casos, pode ser que algumas partes do dente escureçam. Não é algo comum de acontecer, por conta das novas técnicas e ferramentas de obturação, que diminuem muito a chance dessas manchas aparecerem.
Caso ocorra o escurecimento, o paciente pode optar por diversos procedimentos que clareiam o dente, solucionando assim esse problema.



Enquanto o dente não for restaurado, o paciente pode se alimentar normalmente, desde que sejam alimentos pastosos e líquidos, é importante seguir as orientações da especialista, evitando os alimentos que ela recomendar, evitando fraturas. Após a restauração, quando o dente estiver completamente recuperado, o paciente já pode voltar a se alimentar normalmente.

Após o tratamento de canal, não há nenhuma restrição. O que pode acontecer é que o dente fique sensível por alguns dias, essa sensibilidade por ser controlada facilmente por analgésicos e anti-inflamatórios.

Após o tratamento de canal, a dor deve passar gradualmente, quando isso não ocorre, pode ser por alguns motivos, por exemplo: a inflamação ou infecção se alastrou por outros tecidos que sustentam os dentes. Mas, o ideal é sempre que um especialista avalie o caso e veja o que está acontecendo.

Localizações e Contatos

Unidade I

Av. Rio Real, 547 – Jd. Presidente Dutra – Guarulhos, SP / Responsável Técnica: Drª Denise Calegari – CROSP: 43083
Uni. I – CROSP: 5325

Unidade II

Estrada Guarulhos Nazaré, 3105 – Jd. São João – Guarulhos, SP / Responsável Técnica: Drª Beatriz Calegari – CROSP: 137558
Uni. II – CROSP: 18354

Unidade III

Avenida Emílio Ribas, 1550 – Jd. Vila Galvão – Guarulhos, SP / Responsável Técnica: Drª Monique Carvalho – CROSP: 109713
Uni. III – CROSP: 025991

Unidade IV

Rua Henrique Lindenderg 161 – Tatuapé, SP / Responsável Técnica: Drª Fabiana Pernomiam – CROSP: 96014
Uni. IV – CROSP: 23718